Português (Europeu)English (UK)
Criamos espaços para a Natureza

Rewilding Europe

Rewilding Europe é uma organização europeia que pretende renaturalizar 1 milhão de hectares de território na Europa até 2020, através da criação de 10 áreas de excelência para a vida selvagem. Desde 2011, a Reserva da Faia Brava integra uma das 5 áreas-piloto para a implementação do projecto – o Oeste Ibérico - em conjunto com a Reserva Biológica Campanários de Azaba, gerida pela a Fundación Naturaleza y Hombre.

O objectivo principal é o regresso da vida silvestre europeia, através do apoio aos processos de renaturalização em curso em áreas abandonadas, através da minimização da gestão activa da paisagem e da reintrodução de espécies de herbívoros semi-silvestres (cavalos, vacas) e silvestres (corço, cabra-montês). Fomentando a criação de sistemas naturais de pastoreio, o resultado esperado será o controlo de matos, a fertilização do solo, e, através da abertura de clareiras e zonas de pastagem natural, o aumento da disponibilidade alimentar para espécies-chave na recuperação do ecossistema mediterrâneo, como o coelho-bravo.

Esta estratégia inovadora terá de ser testada no terreno e amplamente estudada ao longo das próximas décadas, daí a importância de áreas-piloto como a Faia Brava e o vale do Côa. Desta forma, a ATN reintroduziu uma manada de cavalos garranos e de vacas maronesas, que habitam a Reserva em estado semi-selvagem.

Parte do projecto passa ainda por apoiar negócios ligados à natureza silvestre, através de parcerias com empresas que desenvolvam programas de animação e alojamentos turísticos de excelência. Havendo investimento na área do empreendedorismo associado aos recursos naturais e turismo, esta iniciativa pode ajudar a criar uma nova economia nestes renovados espaços silvestres, que actualmente têm pouco retorno financeiro. Em áreas de muito baixo valor produtivo, sem iniciativa privada nas áreas agrícola e florestal, e coincidentes muitas vezes com a presença de valores naturais importantes, esta é uma via ainda não testada em Portugal, que a ATN decidiu abraçar em parceria com a iniciativa Rewilding Europe.

rewilding europe Nome:
Rewilding Europe - Oeste Ibérico
Financiadores:
Rewilding Europe
Duração:
2011-2020
Orçamento:
± 80.000/Ano
Objectivos gerais:
Rewilding Europe é uma iniciativa que parte da WWF-Holanda, Fundação ARK, Wild Wonders of Europe e Conservation Capital. Pretende renaturalizar 1 milhão de hectares de paisagens Europeias em 10 regiões diferentes até 2020, tornando a Europa um lugar mais selvagem, com mais espaço para a natureza, animais selvagens e processos naturais.