Português (Europeu)English (UK)
Criamos espaços para a Natureza

ZIF Algodres/Vale de Afonsinho

A Associação Transumância e Natureza é a entidade gestora da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Algodres/Vale Afonsinho.
A ZIF estende-se por 2 670 hectares e situa-se nas Freguesias de Vale Afonsinho e de Algodres, Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e Distrito da Guarda. O limite da área enquadra-se nas cartas militares nº 151 e 161, tendo como ponto central as coordenadas geográficas latitude 40⁰55’57.44 N, longitude 7⁰04’48.80. A ZIF é delimitada a Sul pela Freguesia de Quinta de Pêro Martins, a Oeste pelo rio Côa (limite com o Concelho de Pinhel), a Norte pela Ribeira da Fonte de Espinho (próximo do limite com o Concelho de Vila Nova de Foz Côa) e a Este pela estrada que liga as aldeias de Vale Afonsinho e Algodres.

CONSULTE O PLANO DE GESTÃO FLORESTAL (PGF) COMPLETO.

Além do PGF, poderá também obter informação sobre o Plano Específico de Intervenção Florestal (PEIF) da ZIF de Algodres/Vale Afonsinho tem por objectivo essencial salvaguardar a floresta local contra o principal agente biofísico que lhes é adverso — o fogo. Não foram assinaladas até ao momento pragas, epifitias ou invasões biológicas com um grau de ameaça significativo ao ponto de deverem ser contempladas em sede de PEIF.
Para que as medidas de prevenção e protecção florestal se efectivem e perdurem, é essencial que se concertem estratégias e se desenvolvam sinergias entre as várias instituições envolvidas, e que estas se articulem para que o PEIF resulte com o sucesso esperado. Caberá ao Plano de Gestão Florestal desta ZIF versar com particular ênfase tal concatenação.

mapaZif Nome:
Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Algodres/Vale Afonsinho
Financiadores:
Fundo Florestal Permanente - ICNF
Duração:
2010-2012
Objectivos gerais:
Gestão conjunta e organização dos proprietários florestais nas localidades de Vale de Afonsinho e Algodres.