Português (Europeu)English (UK)
Criamos espaços para a Natureza

Programa TaurOs

O Programa Tauros é programa de selecção e reprodução de bovinos baseado numa alargada base científica multidisciplinar, incluindo geneticistas, ecologistas, biólogos moleculares, arqueólogos, historiadores, especialistas em isótopos, especialistas em gado e diversas organizações europeias de criação de gado.

O Programa Tauros foi iniciado pela Taurus Foundation, com o objectivo de trazer de volta a melhor alternativo para o extincto Auroque como animal selvagem.

Na Reserva da Faia Brava existe uma manada de vacas de raça Maronesa, uma das seis espécies que mais se aproxima genética e morfologicamente do extinto auroque. O objectivo é fazer cruzar a raça com a Sayaguesa, espécie que habita a Reserva Biológica de Campanários de Azaba. (O Oeste Ibérico, uma das área-piloto do projecto Rewilding Europe, é constituído pela Reserva da Faia Brava e por Campanários de Azaba).

O objectivo final do Rewilding Europe é alcançar, em 20 anos, a presença de um bovino selvagem auto-suficiente e ter pelo menos 150 animais, nas diferentes áreas-piloto do projecto.

http://rewildingeurope.com/assets/uploads/Press-Images/Tauros/Rewilding-Europe-fact-sheet-Tauros-programme.pdf



tauros
tauros1
tauros2
Nome:
TaurOs
Financiadores:
Rewilding Europe
Duração:
2013-2020
Orçamento:
± 27.000€
Objectivos gerais:
Presença de TaurOs como herbívoro bovino silvestre e auto suficiente em diversas áreas renaturalizadas na Europa.